domingo, junho 15, 2014

de de

Tive Mastite - Ana Clara com 8 meses

Com a introdução da janta (há 10 dias), a necessidade de mamar da Ana Clara diminuiu bastante. E eu estava insegura sem saber se tinha que dar o mamá em complementação às refeições porque ela não pega mamadeira e com isso está uma dificuldade de fazer ela beber água. Muitas vezes ela queria mamar e muitas vezes só mamava 1 segundo e aí o peito enchia todo e ela não mamava.

Algumas vezes eu tirava o leite quando sentia o peito muito cheio, com a bombinha (tira leite da mercur) e estava dando tudo certo. 


Ana Clara continua mamando bastante à noite, normalmente de 3 em 3 horas. E uma dessas noites ela acabou não mamando e só chupetando e eu não percebi na hora. Acordei no dia seguinte com o peito doendo só de encostar e inchado. 

(A enfermeira que me ajuda nessas horas me perguntou se eu tinha comido algo diferente do habitual e depois eu me lembrei que no dia anterior eu tinha chupado muita cana e estamos com a suspeita que tenha aumentado a produção de leite).

Tomei um banho quente, deixei a água cair bastante no seio e tentei tirar. Não deu certo, o leite não tava saindo, nem com a mão, nem com a bombinha. Depois fiz uma compressa de água quente, tentei tirar e saiu  muito pouco. Acabou o seio ficando com partes vermelhas e doendo mais .

Chamei uma enfermeira/doula que sempre me salva nessas horas (Cátia Carvalho, Niterói). Ela disse que era mastite e teria que fazer uma ordenha. Aí ela passou óleo de rosa mosqueta e ordenhou com uma força enorme (nunca que eu conseguiria tirar sozinha porque é muita força e eu senti muita dor). Saiu bastante leite e depois fiz compressa de gelo.

Sobre a mastite: A mastite é a inflamação da mama que acomete os ductos mamários, canais por onde o leite passa até a saída pelo mamilo. Os seios podem apresentar áreas vermelhas, sensíveis e quentes, que ficam inchadas. É o chamado "leite empedrado" -- na verdade, um ducto mamário entupido. Como o leite não consegue passar, ele se acumula e causa inflamação e inchaço no local. Fontes: BrasilBabyCenter TuaSaúde.

O peito continuou cheio e bastante dolorido mas eu já não estava sentindo tanta dor como antes (antes só de levantar o braço doía). 

Comecei a tomar um antiinflamatório de 8 em 8 horas (por 5 dias) e continuei dando mamá normalmente. E em todas as vezes que Ana Clara mamava no peito bom, eu tirava o do peito inflamado com a bombinha (junto com ela mamando porque assim é mais fácil) e depois fiz compressa de gelo umas 3 vezes. 

Acordei no outro dia com o peito ainda bastante inchado mas a enfermeira me disse que seria melhor não mexer assim de novo, que era pra continuar fazendo o que eu estava fazendo e que iria melhorar aos poucos.

No outro dia o peito acordou normal, tinha saído todo o inchaço, ufaaaaaaaaaa

Quem já passou por isso como tratou? Eu quis contar porque queria dar o alerta pra vocês sempre que repararem que algo está estranho, procurem uma enfermeira do banco de leite que normalmente elas vão saber ajudar.

Comigo passou rápido porque logo no início eu pedi ajuda. Tem casos em que a mastite complica e é preciso drenar com agulha, então não pode dar mole.

Beijinhos,

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa Carol, eu não sabia disto. Vou ficar atenta.
    Minha bb tbm acorda na madrugada para mamar, meu sobrinho dorme a noite toda. Acho que depende do bb né?
    É q tem gente q fala q é bom o bb dormir direto. A pediatra da minha bb disse q o normal é acordar para mamar.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luiza, é bom saber pq qualquer coisa vc já sabe que tem que correr e procurar ajuda... Ana Clara tb sempre acordou, não tem jeito, já tô conformada de dormir pingado rsrsrs vamos torcer pra depois com o tempo elas passem a dormir direto... beijinhos

      Excluir
  2. Oi Carol.. ja escrevi esse comentário umas 3 vezes rsrsrs.. mas n sei se ta indo... Acompanhei muito o Na fila do caixa e estou adorando o seu novo blog... Gostaria de algumas informações. . Como tb sou de niteroi gostaria de saber seu obstetra, doula Principalmente ( e tb um pouco sobre o q ela faz), pediatra e também o método montessori. Sei q sao mtas coisas.. mas confio muito em vc e seu blog ta sendo um fonte completa de reais informações. . Planejo ter um filho ano q vem.. beijosssaaa

    Natália Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia, só veio esse comentário! :) Então, vamos por partes rsrs Eu na época que estava grávida não tive doula (achei que seria um investimento muito alto e pensei que seria besteira - só que hoje em dia eu penso diferente, contrataria uma doula sim), só fui ao obstetra e achei que ele esperaria o meu trabalho de parto e eu poderia ter parto normal. Mas acabei sendo induzida à uma cesariana então não fiquei satisfeita com ele, me passa um email que a gente aprofunda esses detalhes carolinajribas@yahoo.com.br
      A doula, que eu não contratei antes (ela ajuda a tirar dúvidas e na preparação para o parto, durante e pós parto) me ajudou absurdamente em todo o meu pós parto. Por causa dela, que no caso essa que eu conheço é especializada em amamentação, eu fiquei firme e forte na amamentação (essa eu indico demais, se chama Cátia Carvalho). Me manda um email que a gente conversa mais!! O método montessori vou escrever um post, porque é bastante complexo, eu ainda estou aprendendo, mas eu gosto muito! beijinhos

      Excluir
  3. Minha nossa!! Coitada de você!! Nem tinha conhecimento sobre isso, valeu o alerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany, foi tenso mesmo! é bom saber porque a mastite é perigosa se não curar logo no início... beijinhos

      Excluir