sábado, março 14, 2015

de de

DESMAME NOTURNO


O desmame noturno aconteceu quando eu já não tinha mais forças pra acordar a noite inteira de hora em hora e nos últimos dias nem chegava a 1 hora de sono. Ana Clara desde recém nascida acordou de 3 em 3 horas, as vezes 2 em 2 horas pra mamar e eu acho que até fui eu que, por inexperiência, condicionei o sono dela ao mamá.

Para cada vez que ela acordava, eu dava o mamá, primeiro porque de início, quando ela era recém nascida, achei que era fome e depois porque era mais fácil assim porque ela mamava e dormia, eu não tinha que ficar despertando e ninando até ela voltar a dormir (ou tentar fazê-la dormir sem mamar e ela não dormir e depois ter que dar o mamá pra ela dormir).

Só que ela foi crescendo e isso foi piorando, ela passou a acordar em intervalos menores, ultimamente de hora em hora e o ápice foi quando ela acordava antes de dar uma hora de ter mamado.

Eu estava tão desesperada com isso que comecei a pensar em fazer o desmame total, achando que seria a única solução.

Aí pensei bem e comecei a pesquisar sobre o desmame noturno. Se eu conseguisse fazer isso, poderia continuar amamentando por mais tempo pois sempre fui a favor da amamentação, só o cansaço extremo estava me fazendo pensar em desistir.


Eu acho que nem consigo explicar o quão cansada eu estava. Tentei ao máximo prolongar esse desmame noturno porque sabia que não seria fácil nem pra mim e nem pra ela.

Eu tive uma mastite por mês. As vezes o intervalo das mastites dava com menos de um mês e o obstetra/ginecologista ficou sem saber o porque dessas mastites recorrentes, pedimos um exame pra ver mais a fundo isso.

Antes do desmame noturno, a cada mamada o peito enchia e ela não sugava o bastante, por isso mastites tão recorrentes.

Foi assim que no dia 27/01/2015 (um dia após ela completar 1 ano e 4 meses) que eu decidi que não daria mais mamá à noite pra ela. E eu mesma quis fazer o desmame, não conseguiria suportar a idéia de ela pensar que eu a abandonaria então preferi fazer assim.

Expliquei pra ela o dia inteiro que o mamá da noite tinha acabado, que eu só iria dar mamá de manhã. Nos primeiros dias dei o mamá as 21hs quando ela ia pra cama e depois quando ela acordasse de novo eu dava mais uma vez e depois só de manhã. Eu estava morrendo de medo de deixar ela com fome e insegura de cortar todo o mamá de uma vez. Só que isso confundiu ela porque como ela não tinha noção do tempo que tinha dormido, não estava entendendo esse segundo mamá depois dela já ter dormido e o porque de não poder mais. Depois de uns 3 dias eu me toquei disso e só dei o mamá na hora que ela ia pra cama e depois só de manhã e assim ela foi começando a entender.

Os primeiros dias foram um caos. Ela chorou bastante, acordou a noite inteira mas eu fiquei com ela o tempo todo, no colo e várias vezes ela dormia por cima de mim. Algumas vezes parecia que ela tava com raiva de mim e não queria que eu chegasse perto ou encostasse nela, então eu falava que eu estava ali, que se ela quisesse, podia vir pro meu colo mas nessas horas ela não queria, ficava chorando e depois dormia longe de mim. Outras horas ela vinha pro meu colo chorando e dormia comigo.

A gente passou por um mês inteiro de desmame, a primeira semana foi a pior e depois ela começou a entender. Mas eu sempre conversava muito com ela, durante o dia e antes dela dormir, explicando que o mamá da noite tinha acabado, que ela precisava dormir a noite inteira, etc.

Já na segunda semana ela dormiu a noite toda (22h as 06h) duas vezes. E outros dias ela ainda acordou umas 3 vezes. E assim segue até hoje (11/03/2015), tem dias que ela dorme super bem e tem dias que acorda 1, 2 vezes no meio da noite chorando mas não pede mais pra mamar.

O que fica claro pra mim é que quando Ana Clara não dorme mamando, ou seja, ela mama e eu ainda a coloco na cama meio acordada, ela acorda muito menos durante a noite. Ela entende que foi dormir. Já quando ela dorme mamando e eu a coloco na cama já dormindo, ela sempre acorda chorando muito e quer voltar pro colo pra voltar a dormir. Isso é sempre.

Mas aí não tem muito jeito, eu não a acordo depois de mamar pra colocá-la na cama. Então vai do dia que ela está mais cansada ou não. O que faz diferença é colocar ela pra dormir um pouco mais cedo e aí ela não vai estar tão cansada pra dormir mamando (vou escrever um post sobre como eu aprendi a fazer ela dormir na cama).

Mas ela já não pede mais pra mamar durante a noite. Ainda que ela acorde chorando, ela muitas vezes só sossega quando pego no colo e algumas vezes sossega se eu faço carinho, fico perto.

Todo dia ela acorda cerca de 5h/6h da manhã pedindo pra mamar, eu dou o peito e voltamos a dormir até cerca de 7h/8h que é o horário que geralmente ela já acorda de vez.

O desmame noturno é uma fase bastante difícil tanto pro bebê quanto para os pais. Mas cada um sabe até onde aguenta e tem que sentir o que pode ser ainda melhor pro seu filho. Eu hoje tenho certeza que é muito mais saudável pra ela dormir melhor e assim seguimos felizes por termos vencido essa fase.

Quem já passou por essa fase? Como foi?
Beijinhos,

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Carol!!!
    Fiquei sumida... Rs
    Minha bb já está cim 1 ano e 3 meses...acorda várias vezes durante a noite para mamar...preciso desmamar ela tbm

    ResponderExcluir
  2. Carol, sua bb come bem? A minha só quer mamar durante o dia...
    Já tentei o desmame noturno qdo era menor, sem sucesso... Ela chora muito, faz escândalo msmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!!! :D A minha filha também acordava demais, eu já estava desesperada. Por isso fiz o desmame noturno e deu certo, mas tem que ser firme porque o início é difícil demais, o bebê chora muito mesmo. Mas aguenta uma semana que depois as coisas vão melhorando!! Ahhh, ela já está comendo bem, só faz umas greves qdo tá dodói :( Tenta contato com alguma nutricionista especializada na área infantil que pode te dar umas dicas, não desanima!!! beijinhos

      Excluir
  3. Que bom q esta dando certo pra vcs!! Aqui iniciamos o desmame noturno ha 5 diad, minha bebe tbm tem 1 ano e 4 meses... Nossa esta muito dificil, ela chora muito e quando se acalma leva muito tempo para adormecer. O pior horario e as 02h, ela so volta a dormir as 04h. Ja tivemos dias melhores, mas esta noite foi bem dificil. Que Deus nos ajude e consigamos levar a diante, precisamos urgente melhorar a qualidade do sono dela. Bjuu Amei o seu telato, me identifiquei com tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina!! O começo é muuuuito difícil mesmo, mas depois eles começam a entender. Eu esse mês fiz o desmame total e foi muito dificil também, ainda vou escrever aqui sobre isso. Eles sofrem por não conseguir dormir e a gente mais ainda, é muito tenso!! Espero que dê tudo certo por aí, beijinhos!!

      Excluir