terça-feira, julho 21, 2015

de de

DESMAME: Como foi a minha experiência


Sabe aquele assunto que você quer deixar pra lá e não comentar muito? É assim que eu fiz com o desmame. Não queria ficar comentando sobre isso e fui deixando o tempo passar pra vir aqui contar pra vocês. Nem na minha casa esse assunto foi muito explorado por opção minha; eu queria passar pela fase dificil quieta na minha.

Sempre fui defensora da amamentação prolongada - e ainda sou. Aliás, sempre tive a idéia de seguir com a amamentação até os 2 anos como é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Mas cada um sabe do seu limite e eu parei quando cheguei no meu. Então o desmame aconteceu quando Ana Clara estava com 1 ano e 8 meses.

Eu não contei pra quase ninguém antes de passar pela fase difícil e acho que foi uma boa opção pra digerir o assunto com calma e sem muitos pitacos. Apesar de ter sido uma decisão minha, eu fiquei muito triste com isso e não queria conversar sobre o assunto com ninguém. 


O desmame noturno deu certo por um tempo, mas Ana Clara continuou acordando ainda algumas vezes a noite e de manhã queria mamar muitas vezes só pra voltar a dormir e de tarde também. Chegou numa fase em que não tinha mais leite no peito e ela queria ficar mamando somente pra dormir mamando e a sucção sem leite já estava me machucando. 

Do dia pra noite eu decidi e tomei o remédio recomendado pelo obstetra pra secar o leite. Tomei 2 dias o remédio mas demorou cerca de 7 dias p/ o leite secar mesmo. O meu peito como tem tendência a dar mastite começou a inflamar e eu tomei o antiinflamatório que já estou acostumada até o leite secar por completo e assim deu certo pra mim. 

Passamos alguns dias bem difíceis. Eu optei por dizer pra Ana Clara que o mamá da mamãe estava dodói e depois da primeira semana fui falando que o mamá tinha acabado e assim ela foi entendendo. Não segui nenhuma teoria, segui o meu coração, pensei em uma forma de ela entender sem sofrer demais. Na primeira semana eu dei suco ou chá naquela chuquinha da lilo pra ela se acalmar com a sucção mas depois ela mesma foi deixando pra lá e não queria mais a chuquinha.

Eu arrisco dizer que a aceitação do desmame total demorou cerca de 1 mês, até ela se adaptar e esquecer do peito. No início ela pediu alguns dias durante o dia, depois começou a não pedir mais nem na hora de ir dormir, mas durante a madrugada ela esquecia e acordava chorando muito pedindo e eu sempre explicava pra ela que tinha acabado o mamá e só com o tempo que ela entendeu mesmo.

A dificuldade maior foi porque cerca de 4h da manhã ela sempre acordava com fome e eu tinha que encontrar algum substituto já que mamadeira ela não aceitou. Então a alternativa que eu encontrei foi dar um suco da jasmine sem açúcar porque ela já estava acostumada com a embalagem (o jeito de tomar) pra ela voltar a dormir. E ela foi aceitando, tomava o suco no meu colo e depois voltava a dormir.

A adaptação quanto à introdução ao leite de vaca até que foi tranquila e aconteceu junto com o desmame. Eu tentei os leites aptamil, milnutri e como ela não aceitou o gosto, com a orientação da nutricionista dela, eu optei por dar o leite ninho misturado com banana e ela gostou. E sempre dou um iogurte natural batido com fruta antes de dormir.

Com isso, ela tem passado a dormir bem melhor e muitas vezes chega a dormir de 21h as 6h que pra mim já é um super avanço em relação à antes. E eu morria de medo de ela ficar doente por estar sem a proteção do leite materno mas até agora ela não pegou nenhum resfriado, mesmo estando no inverno - UFA #menosumaculpaparaaconta

Escrevi o meu relato do desmame mas não tenho a menor intenção de incentivar quem esteja lendo a desmamar. Se a amamentação estiver sendo boa para ambas as partes, que ela seja levada até quando vocês quiserem! E que as pessoas respeitem e julguem menos, estamos sempre tentando fazer o nosso melhor, não é verdade?

Como foi a experiência de vocês?

Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais?

Facebook: https://www.facebook.com/CarolinaVirouMae
Instagram: carolinaviroumae
Twitter: @carolviroumae

Beijinhos,

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Parabéns Carol!!! Que belo relato, sincero e real!

    Parabéns pelo trato tão carinhoso que você tem com a sua filha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Verônica, fico feliz que vc tenha gostado!!! beijinhos

      Excluir
  2. Carol como você fez o desmame noturno? Você faz cama compartilhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, escrevi um post sobre o desmame noturno: http://www.carolinaviroumae.com/2015/03/desmame-noturno.html

      Faço mais ou menos cama compartilhada rsrs Eu durmo em um colchão ao lado do colchão da Ana Clara no quarto dela ;)

      Beijinhos,

      Excluir
  3. Carol, seu relato foi lindo. Quanto ao desmame não se sinta culpada! É linda sua dedicação com a Ana Clara, mas geralmente as mamães só dão mamar por um tempo e depois introduzem leite. Isso é mais que natural, então relaxa e deixa a culpa de lado! Você é uma super mama!
    Parabéns!

    ResponderExcluir