terça-feira, setembro 08, 2015

de de

Dicas para incentivar o seu filho a comer sozinho

Oi gente, tudo bem?

As vezes a gente não pensa em coisas simples que podem facilitar com que o bebê aprenda a comer sozinho, não é verdade? 

Comigo foi assim por um bom tempo com o prato. Antes dava em prato raso e obviamente ela desistia porque tentava pegar a comida e acabava arrastando um monte pra fora do prato, era uma bagunça e ela ficava desmotivada. Quando comecei a oferecer em prato fundo ela percebeu que podia pegar a colher sozinha e usar a lateral pra levantar a colher.


Aqui em casa outra coisa que tem funcionado é encher a colher pra ela e deixar no prato. Aí ela pega e coloca sozinha na boca, com isso, ela vai treinando e melhorando a habilidade. Várias vezes ela se arrisca e pega a comida sozinha e come.

Outra dica que parece óbvia é de oferecer uma colher pequena, que caiba fácil na boca. Eu comprei alguns kits infantis que as colheres são largas e isso dificulta. É melhor começar com uma colher menor.

Uma terceira dica: paciência! As vezes super falta paciência aqui de ver bagunça ou estou com pressa aí eu mesma dou a comida na boca - faz parte também. Mas nas vezes que estamos tranquilas, insisto pra ela tentar comer sozinha.


Só que ultimamente, chegando perto dos 2 anos, (em 99% das vezes) ela encasquetou em só querer comer com a mão. Está comendo sozinha né? kkkkkkk Mas êta menina que ama comer com a mão. Essa é uma incógnita  pra mim e eu já me irritei muito no início, hoje em dia deixo e confio que um dia ela vai se interessar de novo pelos talheres kkkkk É uma fase que ela está passando (terrible two?) e tenho certeza que logo passa.


Não sei se vocês são adeptos dessa ideia mas eu incentivo dizendo que os primos que ela gosta já comem com a colher sozinhos e isso fez ela se interessar a começar a tentar.

Eu sei que muitos dias não é fácil ver a bagunça e tem dias que eles não estão no clima de tentar nada novo. Mas fica aqui a minha experiência e dicas que já funcionaram pra mim.

E pra vocês, o que dá certo?
Beijinhos,

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. A sujeira me desanima demais. Aqui ele ta com a mania de fazer "pruuuuu" toda vez q coloco a comida na boca dele. Ele engole uma parte e aquela pequena quantidade que resta na boca ele quer brincar. Tem dias que quase choro! rs

    ResponderExcluir
  2. A sujeira me desanima demais. Aqui ele ta com a mania de fazer "pruuuuu" toda vez q coloco a comida na boca dele. Ele engole uma parte e aquela pequena quantidade que resta na boca ele quer brincar. Tem dias que quase choro! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, se eu te disse que depois a bagunça piora muito você vai me matar? rsrsrsrsrs se prepara!!

      Excluir