sexta-feira, fevereiro 26, 2016

de de

Primeira Adaptação Escolar - 2 semanas

Hoje vou contar pra vocês como está sendo a adaptação da Ana Clara na primeira escolinha dela (2 anos e 4 meses). Ela fica lá em período parcial, por cerca de 4h e meia.

Todo mundo sempre me falava assim: "ih, Ana Clara vai te dar tchau e entrar na salinha, vai gostar muito". Sabe o que aconteceu? Não foi bem assim e eu não estava preparada e nem pensando em outra reação dela. E hoje vou dividir um pouco de como aconteceu a adaptação com a gente.


Meu relato do primeiro dia, no instagram: "1° dia de aula da Ana Clara. Foi bem difícil, ela não queria que eu saísse de perto dela, falei que iria fazer xixi lá fora e ela aceitou. Fiquei esperando lá fora e logo a professora me chamou. Encontrei ela chorando de soluçar e pedindo pra ir embora pra casa. Fiquei com ela na sala e mesmo assim ela continuou pedindo pra ir embora e volta e meia chorava. Espero que amanhã seja melhor, tô com o coração partido e quase desistindo"

Fiquei assutada tanto quanto ela com a postura da professora em querer me separar logo no primeiro dia da adaptação. Quando a professora me chamou, encontrei ela chorando de soluçar e pedindo pra ir embora desesperadamente.

Não passa pela minha cabeça que uma criança tenha que se adaptar dessa forma tão radical. Um lugar totalmente diferente, pessoas que nunca viu na vida. Não há psicólogo que me fale que é assim e tem que deixar chorar logo no primeiro dia que não vou entender, acho radical, desnecessário. Acho até que pode gerar um trauma na criança, porque se gerou um trauma pra mim, imagina pra ela.

Meu relato do segundo dia, no instagram: "Hoje eu entrei com ela na sala e depois fiquei no recreio de longe e ela me vendo, volta e meia ela vinha até mim e sempre conferia se eu ainda estava ali mas brincou super bem no play sem me chamar tanto pra brincar com ela. Na hora de voltar pra sala eu falei que ela iria voltar com os amigos e ela agarrou na minha mão. Fiquei na sala um pouquinho e a professora pediu pra eu sair porque ela estava indo com os amigos fazer as coisas. Ela ficou bem e eu saí, chorou me chamando. Aí a professora me avisou mas pediu pra eu aguentar um pouco pra ela tentar acalmar. voltei e fiquei com ela. depois a professora pediu pra eu sair de novo. saí e fiquei na porta tentando ouvir, ela lanchou e ficou um tempo bem, depois pediu pra me ver e chorou bastante, a professora me chamou e eu fiquei o resto do tempo lá. Eu tô me sentindo mal por ela chorar, acho muito ruim, preferia que houvesse outro método mais fácil. Mas ou eu confio na experiência da professora ou desisto da escola, é complicado isso hein gente! Haja coração, tô um farrapo! Tô confiando que até sexta as coisas possam ir melhorando, vamos ver..."

No terceiro dia não fiz relato no instagram porque não queria nem escrever mais sobre o assunto de tanto que estava me magoando. Nesse dia a professora faltou e ficaram as estagiárias na sala, várias diferentes e a que é fixa, aí mesmo que eu não iria forçar sair. Logo quando chegou na sala ela nem queria entrar, nem comigo e começou a chorar pedindo pra ir embora. E aí fiquei com ela dentro da sala o tempo todo. Claro que desse jeito ela até ficou sem chorar, mas quase não comeu na hora do lanche. 

Fomos nos 3 primeiros dias de adaptação. Na quinta e na sexta faltamos porque ela ficou gripada e também porque eu desanimei demais, não queria mais assim do jeito que estava. E com certeza foi o cansaço e por não comer bem lá. Ela sempre dormia 13h, bem no horário que começava a escolinha.

Pensei muito em desistir e esperar até agosto. Só que resolvi ver como seria se ela passasse pra de manhã, já que ela sempre acorda cedo e estaria mais disposta. Também tem a diferença na quantidade de alunos que de manhã é menor.

SEGUNDA SEMANA DE ADAPTAÇÃO - AGORA NO TURNO DA MANHÃ:

Os dois primeiro dias foram bastante difíceis, como era a segunda semana da adaptação, a professora não permitiu que nenhum pai entrasse em sala. Então ela chorou demais os dois dias e não me chamaram pra entrar. Nos dois dias só ficamos 2 h na escola. Mas eu pegava ela na sala com a carinha triste, magoada e eu fiquei muito triste, nem consigo explicar o tamanho da culpa que carreguei comigo.

No terceiro dia eu fui arrastada, ela não queria vestir o uniforme de jeito nenhum e chorou de casa até entrar na sala. Tive que deixar ela chorando e sair de lá. Na mesma hora fui conversar com a orientadora educacional e com a coordenadora geral pra ver se podíamos continuar fazendo essa semana horários menores e elas concordaram. Eu disse que não estava suportando ver ela chorando e não aguentaria deixar ela na sala por muito tempo porque só me passava na cabeça que ela estava chorando durante todo o tempo. Mas já na primeira saída para o parquinho ela não chorou e vi de longe ela brincando bastante, filmei, tirei foto e comecei a acreditar que ela adaptaria.

No quarto dia (quinta-feira da segunda semana) ela reclamou dizendo que não queria vestir o uniforme mas foi bem até a escola e não chorou na sala quando a deixei. A professora me avisou que nesse dia tinha sido bem melhor, tinha chorado um pouco mas interagiu bastante. Teve festa da amiga e ela comeu bolo, pipoca rsrs com certeza fez diferença a festinha, ela viu como vai ser bom estar lá.

Na sexta-feira ela reclamou de vestir a roupa mas também entrou sem chorar na sala e a professora disse que quase não chorou, que está muito bem!

E eu consegui ver como vai ser bom pra ela, pra mim e pra nossa familia, e agora fiquei bem mais confiante. UFA! Pensei que não chegaria esse dia, cogitei desistir em um milhão de momentos. Chorei diariamente e fiquei mal até a quinta-feira de manhã, mas depois que ela entrou sem chorar na sala, invadiu uma paz no meu coração.

Adaptei juntinho com ela, chorei juntinho (claro que sempre escondida), eu também não queria mais ir, não queria levar, etc. Mas passou a fase difícil e agora que passou posso dizer pra vocês: vocês também vão conseguir. Pode não ser fácil, mas na hora que o seu coração acalmar, vai dar certo.

E por aí, como foi a adaptação escolar?
Beijos,
Carol

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário