segunda-feira, janeiro 06, 2014

06 de janeiro de 2014

Ana Clara e seu 3º mês




Com 3 meses ela pesava 5,850 kg e media 60 centímetros. Esse mês ela acabou não engordando muito mas o médico disse que está dentro do normal, que iria ver no próximo mês o que faria se ela não engordasse o suficiente. (meu sonho é amamentação exclusiva até os 6 meses #vaidarcerto)

A alimentação continua sendo leite materno exclusivo. Agora ela passou a mamar de 3 em 3 horas. A noite ela acorda duas vezes; dorme entre 19 e 20 hs e na primeira dormida fica de 4 a 6 horas sem mamar. Aí acorda, mama e fica umas 3 a 4 horas sem mamar. As 6 horas da manhã ela acorda na pilha, aí a gente brinca um pouco com ela e - as vezes quando ela acalma - coloca ela no nosso meio da cama e ela cochila mais um pouco até 8 horas.

Na última semana antes de ela completar 3 meses, ela começou a mamar de 2 em 2 horas. A gente suspeita que é o estresse do dente nascendo porque ela coloca a mão toda e a fralda dentro da boca parecendo que quer coçar. Ainda não dá pra sentir, mas dá pra ver que a parte da gengiva de baixo está mais branca.


Ela dorme à noite, no berço portátil ao lado da nossa cama e durante o dia dorme no berço do quarto dela ou na nossa cama. Vamos começar a tentar colocá-la pra dormir no berço dela a noite, mas tudo com calma porque se for de uma hora pra outra ela estranha muito e ainda estamos inseguros em relação à refluxo, etc.

Desde o começo do mês ela já conseguia controlar o pescoço e no final ela já estava fazendo força pra se virar na cama. Ainda não consegue virar mas já desgruda a coluna e vira todo o pescoço.

Como sempre, está sorrindo a toa, ela é muito sociável e meiga e adora conversar. Ela responde e se empolga com quem fala a língua dela (imitar os sons que os bebês emitem é um ótimo estímulo e parece que eles se sentem entendidos)

Ela é extremamente observadora, fica olhando cada cantinho do seu quarto; as vezes quer olhar os passarinhos, as vezes seus vestidos e muitas vezes se encanta com algum cantinho novo. No Natal ela ganhou um anjinho da bisa e eu coloquei na prateleira do quarto. Tão logo ela olhou para a prateleira, ficou parada observando o anjinho e mostrando que percebeu que tinha algo novo ali. Muitas vezes ela desabafa sua mágoa ou ri com os passarinhos da prateleira, acho que tem uma relação mágica ali.

O olho dela continua azul. O médico disse que pode mudar até 1 ano, vamos ver se vai mudar...

Fizemos a primeira viagem dela pra Búzios e até que ela se comportou direitinho rs Ficamos morrendo de medo dela não aguentar a viagem no bebê conforto porque a viagem é longa mas como fizemos toda a preparação, deu certo. Eu dei banho, mamá e aí saimos. No começo ela estranhou um pouco mas logo se rendeu ao balanço do carro e dormiu, só reclamou quando chegamos em Cabo Frio.

Agora ela quase não faz mais cocô à noite, com isso, o sono dela não é interrompido pela troca de fraldas na madrugada. Ela continua usando a fralda M.

Bom, que eu me lembre, é isso...
Beijinhos,

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Tá tudo indo bem né, graças a Deus!!
    Ela está uma boneca, muito lindinha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Dany! muita benção! muito obrigada!! beijinhos

      Excluir
  2. Como ela é linda.
    Que Deus os abençoe!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, adoro os seus posts e dicas, vou guardar todos pra quando eu engravidar um dia. Mas vim falar em relação a amamentação exclusiva. Você não dá sucos naturais, frutinhas amassadas, legumes amassados, sopinha natural? Porque minha mãe dava pra minha irmã de 2 anos e 8 meses, quando ela tinha essa idade. Só curiosidade, nada de críticas, só achei estranho. Beijo (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, muito obrigada! fico feliz que vc goste! :D
      Cada pediatra pensa de uma forma, as vezes o pediatra pode ter indicado p/ a sua irmã... Como eu só dou leite materno, por enquanto não há a necessidade de complementar nem com água porque o leite materno é bastante rico em água, vitaminas, além de aumentar a imunidade do bebê...
      O pediatra da minha filha sugeriu começar a dar frutas depois que ela completar 4 meses, mas ainda estou insegura que isso seja o melhor, já que a OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até 6 meses... Beijinhos

      Excluir