A partir do sétimo mês, começamos a introduzir a primeira papinha salgada, no horário entre 10 e 12 horas. A papinha de frutas continua, porém troquei para o horário da tarde, por volta de 14, 15 horas. A adaptação às frutas foi super tranquila e agora ela já está comendo super bem (banana, mamão e pêra - maçã quase não tenho dado porque ela não gostou tanto e eu acho que prende o intestino dela).
A introdução da papinha salgada só foi difícil no primeiro dia porque ela rejeitou, depois ela foi aceitando super bem e agora na terceira semana já está comendo super bem.
Como o pediatra orientou que fizesse: cozinhasse os legumes em uma panela com pouca água. Em outra panela, refogar 100 gramas de uma carne magra (usei peito de frango orgânico) com tomate sem pele e sem caroço e uma colher de óleo de soja (mas eu não uso óleo). Depois, amassasse os legumes e passasse numa peneira (só passei pela peneira da primeira vez, foi um sufoco e acabei usando o mixer da segunda vez, o pediatra falou pra esse mês dar assim, deixar pra só amassar depois que ela acostumasse). Coar só o caldo do frango e juntar aos legumes. E é pra dar sempre batata e cenoura + algum outro legume (inhame, aipim, nabo, beterraba, abóbora). A primeira eu fiz com: batata, cenoura, inhame e o caldo do frango com tomate. A segunda eu fiz com: batata, cenoura, beterraba e o caldo de frango com tomate e óleo de soja. Optei por não colocar nada de sal nesse início, e só um pouquinho de azeite na hora de servir. A partir da terceira papinha eu passei a colocar vários legumes, da última, por exemplo, coloquei: batata, cenoura, inhame, beterraba e abóbora.
Essa forma que ele sugeriu é muito boa porque sempre tem a batata e a cenoura, então ela nunca estranha o sabor e assim ela vai conhecendo o gosto dos outros legumes devagar.
Essa forma que ele sugeriu é muito boa porque sempre tem a batata e a cenoura, então ela nunca estranha o sabor e assim ela vai conhecendo o gosto dos outros legumes devagar.
Só no primeiro dia que ela rejeitou, ficou fazendo como se fosse engasgar e não quis comer. Nos outros dias da primeira semana ela comeu um pouquinho sem mostrar muito gosto (na primeira semana ela comeu apenas 1 colher bem cheia de sobremesa).
Na segunda papinha, ela gostou de cara e comeu bem (2 colheres de sobremesa bem cheias). Acho que deve ser porque a beterraba é mais docinha, então ela se adaptou ao gosto.
Daí em diante ela passou a comer super bem, cerca de 100, 120 ml. Daqui a pouquinho tempo acho que já vai comer o que o pediatra disse (150 ml).
Eu optei por fazer a quantidade da papinha pra 4 dias e congelar. Como eu mesma quero fazer a comida dela, preferi fazer desse jeito do que acabar ficando com preguiça ou enrolada e passar pra outra pessoa fazer. Dei uma lida na internet sobre técnica de congelamento (branqueamento) e está dando super certo dessa forma.
Como congelo a papinha: Faço a papinha toda e ainda quente, mergulho a panela em banho maria em um tabuleiro com gelo para fazer o choque térmico e esfriar rápido. Coloco a quantidade em potinhos separados (comprei um conjunto de potinhos da avent que eu são perfeitos pra isso - recomendo, veja foto abaixo) e bato o fundo do potinho na pia pra sair todo o ar que tenha ficado entre a comida e congelo. Todo dia à noite eu desço para a geladeira a papinha do dia seguinte e na hora de servir esquento o potinho em banho maria. Coloco o azeite só na hora de servir.
(Potes para armazenar e congelar a papinha)
Eu fiz uma pesquisa na internet sobre os materiais das panelas e que estes são passados aos alimentos e cheguei a conclusão de que as melhores panelas para a papinha seriam a de ágata e inox. Então preferencialmente uso as de ágata e quando não cabe na panelinha, uso uma de inox que comprei só para as papinhas, e que é maior.
No próximo mês tem a introdução da segunda papinha salgada e pretendo fazer da mesma forma, só que 2 sabores por vez, vamos ver se vai dar certo. Certamente vou ficar uma tarde inteira na cozinha, já que pra uma papinha geralmente eu demoro cerca de 3 horas fazendo tudo :)
E vocês, me contem como foi a introdução da papinha salgada? Os bebês gostaram?
Beijinhos,
Adorei suas dicas, minha bebe agora ta com 6 meses e meio e vou começar a dar a sopinha nos proximos dias. Tomara que ela aceite bem, pq fruta ta uma dificuldade, come so um pouquinho, mas temos que ter paciencia ne, pq e td novo pra elas. Bjssss
ResponderExcluirOi Ana, tenta dessa forma, aqui deu super certo, cada vez ela acostuma mais e passa a comer melhor. Mas tem que pensar que é uma adaptação dela aos novos sabores, com calma elas vão acostumando e comendo bem, tem que ter paciência mesmo! :) beijinhos
Excluir