quinta-feira, outubro 31, 2013

31 de outubro de 2013

Cólica do bebê + Dieta de restrição alimentar pós parto

Oi gente!

Nos primeiros meses do bebê, normalmente ele sofre muito de cólicas. É horrível ver o bebê chorando de dor e não saber o que fazer. A cólica do bebê pode ser pelo desenvolvimento do seu intestino que ainda é imaturo, em alguns casos a alimentação da mãe pode estar gerando a cólica, ou outra causa que pode gerar a cólica é a pega incorreta e o bebê engolir muito ar durante a mamada.

A minha bebê tem muitas cólicas. Depois de uma semana que chegamos do hospital as cólicas começaram e eu fiquei desesperada sem saber o que fazer e comecei a pesquisar mais sobre o assunto.


Dá pra perceber que é cólica por alguns sinais: mãos fechadas com força, perninhas inquietas e um choro desesperador. Nada que eu faça resolve de imediato, só mesmo o tempo passando. Tem algumas coisas que ajudam um pouco ela a não sentir tanta dor, mas tudo é pra tentar aliviar esse momento e com o tempo a cólica passa.

O que eu sempre faço é massagem circular na barriga dela e coloco bolsa de água quente (tomando muito cuidado pra não queimar a pele do bebê). No começo eu usava uma bolsinha de gel comum pequena, apesar de ela fazer o efeito, não estava funcionando muito bem porque ela é muito gordinha, hoje estou usando uma redondinha bem pequena e fininha da nexcare e ficou bem melhor porque consigo colocar a bolsa entre a minha barriga e a dela.


Outra coisa que é verdade é que quanto mais você ficar nervosa, mais isso vai passar pro bebê e aí acaba demorando mais ainda a passar. É preciso que você aguente firme e mesmo com o bebê gritando, tente passar calma pra ele. Aqui em casa normalmente as crises dela duram uma hora, e nesse tempo as vezes ela relaxa, dorme e depois volta a dor.

Por várias vezes eu achei que a cólica tinha passado e coloquei a bebê pra dormir e logo ela acordava gritando. Agora o que eu faço é esperar com ela no meu colo por uns 30 ou 40 minutos - pelo menos até 1 hora de quando começou a crise e tem funcionado melhor, porque ela só vai dormir quando passa a crise mesmo.


Logo que levei a bebê ao pediatra e ele já me indicou alguns alimentos que eu deveria cortar: todo o leite e derivados e também carne vermelha, para evitar uma possível alergia na bebê. Ele também me disse que a bebê estava com muitos gazes e que eu podia dar o remédio de 8 em 8 horas direto, até passar essa fase mais crítica de cólicas. Fiz isso durante umas duas semanas mas sinceramente não resolveu muito.

Como eu prefiro prevenir e ficar com a consciência tranquila de que a minha parte estou fazendo, resolvi me informar sobre quais alimentos eu deveria evitar pois são mais propensos a dar gazes na bebê. Tive um apoio muito bom de uma nutricionista que me deu dicas sobre os alimentos que eu deveria evitar até os 3 primeiros meses que normalmente é o tempo que dura a cólica do bebê e também me alertou sobre a pega do bebê (veja aqui).

Aí então essa amiga nutricionista veio aqui em casa e me passou várias orientações sobre a alimentação que deve ser feita durante a amamentação. A restrição teria que ser muito maior do que eu pensava, mas me sinto bem em saber que estou fazendo o que posso para evitar as cólicas na babê. 

A minha alimentação agora está bastante saudável. O arroz, o frango ou peixe, legumes só faço com azeite e sal, cortei a cebola e o alho de toda a alimentação e também qualquer tempero forte. Estou comendo todos os dias legumes que ela recomendou só temperados com sal ou refogados com azeite (batata inglesa, cenoura, inhame, chuchu, vagem, abobrinha ou abóbora).

As frutas que ela indicou foram: maçã, banana, pêra, pêssego e mamão. Evitar as frutas cítricas. 

Evitar qualquer alimento que contenha cafeína: chocolates, chá mate, café... Evitar também feijão, lentilha, grão de bico e também evitar nozes, castanhas, amendoim pois podem causar alergias.

Também me falou - igual ao pediatra - pra cortar todo o leite e derivados e a carne vermelha.

O bolo agora é feito com água no lugar do leite e a qualy (que ela proibiu) foi substituída por becel (que não contém leite) ou então óleo de canola.

Descobri um pão que é sem leite (o wick bold tradicional) e como ela disse que seria melhor, faço torradas dele e como com: pasta de soja, geléia de frutas, peito de peru

Ela me passou uma fórmula de lactobacilos pra tomar todos os dias de manhã e com isso, ajudar o intestino a recuperar a flora intestinal e também o da bebê. É mais uma forma de tentar cercar por todos os lados e evitar ao máximo a cólica.

Essa é uma fase difícil porque diante da cólica do bebê a gente se sente impotente e a cada grito de dor, a vontade que me dá é chorar junto com ela. Mas o que me consola é saber que vai passar...

E vocês, como agiram com a cólica do bebê?
Beijinhos,

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Carol, acompanho seu blog desde o inicio, Meu Guilherme nasceu dia 12 de setembro, é um anjo. Me considero muito sortuda pois não tive problemas com amamentação (recebi orientação na maternidade só na primeira mamada, ele pegou direitinho), ele dorme bem só acordando uma vez na noite e não tem cólicas, só gases q ele libera depois de massagem e exercícios. O que dizem q ajuda a aliviar a dor das cólicas é o banho de balde, pois além da água quentinha o bebe fica apertadinho, como se estivesse dentro do útero, dou banho de balde no Gui desde q ele nasceu todos os dias antes de dormir e ajuda a relaxar bastante, espero ter ajudado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, que linda, fico feliz que vc goste do blog! Meu sonho é que a minha baby comece a acordar só uma vez a noite, ela ainda acorda 3 vezes, mas também é muito pequena ainda, acho que depois com o tempo ela vai dormir bem! O banho de balde eu nunca dei, acho que vou comprar pra passar a dar banho nela a noite... nem precisa passar sabonete de novo né? é mais pra relaxar né? beijinhos, obrigada pela dica!! beijinhos

      Excluir
  2. Um truque para essea momentos de colica eh coloca com barriga para baixo em um de seus bracos e o outro dar palmadinhas na bunda.. Procure um video no youtubr de "como acalmar bebes" eh uma reportagem do fantastico.. Essa tecnica tbm me ajudou muito com a minha Sophia que ja ta de 4 meses :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariane, eu não consigo segurar nessa posição, fico com medo dela escorregar rsrs mas vou pedir ao meu marido pra tentar... muito obrigada pela dica, tenho tentado de tudo pra melhorar!! beijinhos

      Excluir
  3. Nossa teve que cortar muita coisa né, mas se é para o bem do bebe fazer o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany, é verdade, não consigo comer nada fora do recomendado, mas é por pouco tempo, essa restrição grande é mais até o terceiro mês que é a fase que o bebê tem mais cólicas... beijinhos

      Excluir
  4. Olá Carol, eu também tive que cortar muitos alimentos, pois o meu bebé sofreu muito com cólicas, vai fazer 4 meses no dia 23 de Dezembro e ainda tem algumas crises com gases e ás vezes não consegue fazer cócó sozinho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Maria, a cólica da minha bebê sumiu quando ela tava com 2 meses e 10 dias. Não sei exatamente o que foi pois eu continuo dando homeopatia (lycopodium, colocynthis e camomila) pra ela e cortei de vez todo alimento com leite e derivados e carne vermelha. Tô desconfiada de que ela só melhorou pq cortei tudo de leite pois o pediatra dela disse que tem q cortar mesmo (não só lactose, não pode conter leite no alimento). Faz isso pra ver se ele melhora!! :) bjinhossss

      Excluir
  5. Faz muita massagem e exercício com as perninhas dela como se estivesse a andar de bicicleta, ajuda muito a libertar os gases. Qual foi o lactobacilos que o medico te indicou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ajuda mesmo, essa bicicletinha eu faço!! Foram 4 lactobacilus: bifidum, bulgarius, casei, acidophilus... estou tomando até hoje, previne a alergia alimentar!! bjinhosss

      Excluir
    2. Carol, os lactobacilos que vc tomou eram manipulados ou foram comprados em farmácia? Vc poderia me passar o nome. Minha bebê está sofrendo muito com colicas. Ja fiz a restrição alimentar, mas nao ajudou muito.

      Excluir
    3. Oi Luana, eu mandei manipular na farmácia mas não tenho mais a fórmula, não guardei :( . Foi uma nutricionista que passou, tenta entrar em contato com uma nutri pra pedir a fórmula. Eu também fiz a restrição alimentar e Ana Clara continuou com as cólicas, acho que é mais do amadurecimento do bebê, espero que passe logo!!! beijinhos

      Excluir
  6. Vc teve algum cardápio?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não tive, e faz falta porque as vezes tem tanta restrição que eu fico sem idéia do que comer...rs beijinhos

      Excluir
  7. oi Carol! sempre acompanhava seu blog, mas fiquei grávida tbm...muita correria. Agora minha filha está com 1 mês e 14 dias. Ela tem muita cólica, estou dando remédio para gases, mas parece que não melhora muito. Sobre leite e derivados, eu não sabia que é para evitar, muito bom saber. Adorei as dicas. Não vejo a hora desta fase de cólicas passar...rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luiza, parabéns!!! é uma correria louca mesmo né? a gente se vira em mil rsrs Ana Clara também teve cólica demais, eu sofria muito... tentei mil coisas, como contei no post, mas não sei se foi coincidência mas logo que cortei todo o leite ela melhorou... sempre que vc estiver sofrendo com as colicas dela dê muito colinho e fala pra ela que vai passar, e vai passar logo logo!!! beijinhos

      Excluir
    2. Oi Carol!!!
      As cólicas da minha bb melhoraram só depois do quinto mês!!! coitadinha!!!

      Excluir
    3. Oi luiza, ai que dó dela, vc deve ter ficado doida tb né? sorte que já passou!! como ela está? beijinhos

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, minha bebe esta com 3 meses e 8 dias e as colicas estão melhorando. Ela pegou bronquiolite e ficou com colicas terriveis. A medica falou que as cólicas pioraram por causa do catarro. Fiquem ligadas nas gripes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra, que sorte estão melhorando, as cólicas nos deixam doidinhas né... nossa, eu não sabia disso, sempre é bom compartilhar as dicas, obrigada!! beijinhos

      Excluir
  10. Oi Carol a minha pequena Beatriz ta com 10 dias de vida,as vezes ela fica impaciente,chorando mais logo deito ela de barriguinha pra baixo no meu braço ela fica tranquila,ela chega a acorda duas vezes a noite as vezes uma,mais graças a Deus não chora muito não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jailton!! Que bom que dá certo e passa logo pq as cólicas são de desesperar!! beijoss, parabéns pela baby!!!

      Excluir
  11. Será que se evitarmos esses alimentos ainda na gravidez quando o bebê nascer as cólicas sejam menores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milly, não sei, acho que a alimentação saudável na gravidez pode fazer alguma diferença sim, mas não entendo muito o porque dessas cólicas, são um mistério pra mim rs beijinhos

      Excluir
    2. Carol,o que se dar é o amadurecimento do intestino deles. Até o terceiro mês é o pico...
      Mas pode ocorrer depois também se houver alergia a algum alimento.

      Excluir
    3. Carol,o que se dar é o amadurecimento do intestino deles. Até o terceiro mês é o pico...
      Mas pode ocorrer depois também se houver alergia a algum alimento.

      Excluir
  12. Bom dia, qual a fórmula de lactobasilos que vc tomou?? E o pão sem leite e industrializado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fórmula certinha não tenho mais. Mas entre em contato com algum nutricionista que ele vai poder te passar certinho! O pão que eu comia era o wick bold tradicional, mas confirma nos ingredientes se ainda está sem leite pois tem um tempo já que não consumo. beijinhos

      Excluir
  13. Oi carol adorei suas dicas♡ você tomava o quê no cafe da manhã? a geleia de frutas pode ser aquelas comprada no supermercado? Você tomava algum danone ou yorgute qual? Obrigado bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Eu torrava o pão sem leite e depois passava geléia, pasta de soja. Se você for fazer dieta de restrição ao leite tem que ler sempre os ingredientes, acho que geleia é tranquilo porque geralmente é água, fruta, açúcar e algum conservante. Iogurte é dificil de achar sem leite, geralmente tem de baixa lactose que não funciona pra dieta de restrição ao leite :( Mas conversa com o pediatra, pra ver se no seu caso tem a necessidade da dieta radical assim. beijinhos

      Excluir
  14. Ola BOA TARDE! QUAL FOI A VITAMINA DE LACT QUE ELA PASSOU PARA VC ? QUAIS OS INGREDIENTES

    ResponderExcluir